Conteúdo
A obesidade materna é fator de risco para complicações como hipertensão e diabetes gestacional. Além disso, pode se associar com a maior prevalência de obesidade infantil.
Uma recente metanálise, publicada na revista The Lancet, buscou avaliar a associação entre diabetes gestacional, hipertensão gestacional, pré-eclâmpsia e risco de sobrepeso e obesidade em toda a infância. Confira detalhes a seguir.
Obesidade materna trouxe desfechos desfavoráveis
Os autores incluíram um total de 34 coortes europeias e norte-americanas, com informações de 160.757 mães e filhos.
As maiores proporções de excesso de peso na infância estavam presentes em crianças cujas mães tinham sobrepeso ou obesidade no início da gravidez. Esse resultado foi independente da presença de diabetes ou hipertensão. Assim, a obesidade materna pode aumentar o risco de excesso de peso na infância.
Ademais, diabetes gestacional (odds ratio – OR: 1,59) e hipertensão gestacional (OR: 1,19) nas mães se associaram ao aumento de sobrepeso e obesidade em toda a infância. Entretanto, essas associações se atenuaram ao considerar a variável de peso pré-gestacional e gestacional precoce.
Por fim, a pré-eclâmpsia se associou à diminuição do Índice de Massa Corpórea (IMC) apenas na primeira infância. Essa associação se fortaleceu após ajuste adicional para o IMC materno.
Conclusão
Em resumo, os autores concluíram que, embora a redução do risco materno de diabetes gestacional, hipertensão gestacional e pré-eclâmpsia seja importante em relação aos resultados da gravidez materna e fetal, é improvável que tais intervenções tenham um impacto direto na obesidade infantil.
As estratégias preventivas para reduzir a obesidade infantil devem centrar-se no IMC materno e não nas complicações da gravidez.
Para ler o artigo completo, clique aqui.
Se você gostou deste artigo, leia também:
- SBC – Posicionamento sobre Exercícios Físicos na Gestação e no Pós-Parto
- Influência do IMC Pré-gestacional, Ganho de peso Gestacional e aleitamento materno no sobrepeso infantil
- Influência de lanches intermediários na qualidade da dieta e prevenção de Obesidade Infantil
Referência:
Bernadeta Patro Golab, Susana Santos, Ellis Voerman, et al. Influence of maternal obesity on the association between common pregnancy complications and risk of childhood obesity: an individual participant data meta-analysis. The Lancet, 2018; 7.