Muitos estudos investigaram a deficiência da vitamina D e seu papel no diabetes mellitus gestacional (DMG). Entretanto, os dados ainda são controversos.
Sendo assim, uma recente meta-análise avaliou a relação entre deficiência de vitamina D e DMG. Ao total, os estudiosos incluíram 26 estudos na análise final. Esta relação foi medida usando odds ratios (ORs) com um intervalo de confiança (IC) de 95%.
Ao final, os resultados mostraram que a deficiência de vitamina D nas mães pode estar relacionada ao aumento do risco de diabetes gestacional (OR = 1,18; IC 95%, 1,01-1,35; p <0,001).
O nível sérico de 25 (OH) D mostrou-se menos significativo em pessoas com DMG do que naquelas com tolerância normal à glicose. Em seguida, a análise de subgrupos mostrou que os resultados relativos a esta associação podem variar de acordo com o desenho do estudo, mas não mudam com o país de origem.
Portanto, os autores concluem que algumas evidências mostram que a deficiência de vitamina D pode aumentar o risco de DMG.
Leia o artigo completo clicando aqui.
Leia também:
- O potencial efeito da suplementação de vitamina D na síndrome do intestino irritável
- Consenso Europeu para deficiência de vitamina D
- Gestantes acima do peso e com Diabetes Gestacional podem se beneficiar da suplementação de Probióticos?
Referência:
Amraei M et al. Effects of Vitamin D Deficiency on Incidence Risk of Gestational Diabetes Mellitus: A Systematic Review and Meta-analysis. Front Endocrinol (Lausanne). 2018 Feb 1;9:7.