A Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (BRASPEN) publicou recentemente um posicionamento sobre o uso de micronutrientes intravenoso (IV). O documento reúne a compilação da literatura disponível e de diretrizes já publicadas referentes a diversos micronutrientes, com intuito de guiar a prática clínica de todos os profissionais da equipe multidisciplinar de terapia nutricional (EMTN).
Estão apresentadas no posicionamento as causas de deficiências de elementos-traços e de vitaminas juntamente com as justificativas e a indicação de prevenção das deficiências. Igualmente, uso de micronutrientes parenteral está apresentado de forma separada de acordo com condições clínicas específicas, como em pacientes críticos, grandes queimados, pacientes cirúrgicos e nutrição parenteral domiciliar.
Além disto, são apresentadas as situações em que pode ser necessária administração endovenosa de micronutrientes, categorizadas em: (1) perdas específicas, como hemodiálise contínua, fístulas, diarreia grave e redução da área de absorção intestinal; (2) aumento do estresse oxidativo, como na sepse e queimados graves e (3) oferta enteral insuficiente.
Aos pacientes em dieta via oral ou via enteral, em situações de necessidade de complementação endovenosa de micronutrientes, deve-se ofertar uma solução de vitamina e elementos-traço diluídos em soro glicosado 5% ou fisiológico 0,9%, em volume de 150 a 500ml infundido em 1 hora. Já aos pacientes em TNP por meio de soluções prontas para uso a complementação diária de micronutrientes deve ser realizada à parte. Quando a NP utilizada é manipulada, pode-se adicionar os micronutrientes às soluções, desde que seguindo os padrões para controle de qualidade. As recomendações para administração de cada micronutriente estão apresentadas em um quadro, contendo as doses de vitaminas lipossolúveis, do complexo B, vitamina C, zinco, cobre, selênio, manganês, ferro, cromo, molibdênio e iodo.
O documento também apresenta produtos comerciais para administração IV de micronutrientes, avaliação e monitoramento dos micronutrientes séricos e os possíveis riscos associados à oferta de micronutrientes IV.
O posicionamento completo pode ser acessado em: